Malawi. Maior partido da oposição anuncia realização de manifestações no país

Publicado: 17/10/2022, 8:04
Categoria:

O maior partido da oposição, no Malawi, anuncia a realização de manifestações em todo o país, na sequência da grave crise de combustível.

A falta de combustível, principalmente a gasolina, atingiu níveis preocupantes com a paralisação generalizada de serviços que dependem de combustível para o seu funcionamento.

Este fim-de-semana, a cidade de Blantyre por exemplo, tinha apenas uma bomba de combustível a funcionar, que não conseguiu satisfazer a demanda. A fila de veículos que procuravam pelo abastecimento era de quase dois quilómetros.

Face a situação, o governo emitiu em 6 de Setembro último, um comunicado impedindo a compra de combustível em galões.

O líder da oposição na Assembleia da República, Kondwani Nankhumwa chamou a imprensa para anunciar a realização de manifestações em todo o país, se nos próximos 14 dias, o presidente Lazarus Chakwera, não resolver os desafios sócio-económicos pelos quais o país está passando.

Nankhumwa, que também é vice-presidente do Partido Democrático Progressista (DPP) para o Sul, disse que o Malawi está em erupção sob uma liderança sem soluções para os actuais problemas.

A escassez de divisas que levou à crise de combustível no país, deixou os malawianos desamparados, observou o vice-presidente do DPP.

Nankhumwa acrescentou que a crise de combustível é agravada pela falta de um sistema logístico e administrativo eficiente para assegurar a disponibilidade de combustíveis no país.

O governo do Malawi ainda não reagiu ao pronunciamento. Muito recentemente garantiu uma linha de crédito de 50 milhões de dólares do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África, para a importação de combustíveis.

O ministro das Finanças e Assuntos Económicos, Sosten Gwengwe, disse que o crédito vai ajudar a Companhia Nacional de Petróleo do Malawi a resolver a actual escassez de combustível.

De acordo com a Autoridade Reguladora de Energia do Malawi, o país consome em média 845.000 litros de gasolina e 834.000 litros de gasóleo por dia.

Em um mês, são necessários cerca de 50 milhões de dólares, para a aquisição de combustível. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram