Malawi manifesta interesse em incrementar cooperação com Moçambique

Publicado: 06/10/2020, 16:52
Categoria:

O Malawi manifestou interesse em reactivar a ligação ferroviária com Moçambique, através da linha de Sena, para o escoamento de produtos essenciais, a partir do porto da Beira.

 Trata-se da linha férrea que liga Limbe, no Malawi à Vila Nova de Fronteira, em Mutarara, Moçambique, paralisada há longos anos.

Falando no almoço de trabalho oferecido pelo seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, o Chefe do estado malawiano, Lazarus MacCarthy Chakwera, disse que a reactivação deste corredor, será um ganho económico para os dois países.

O estadista malawiano acrescentou que os corredores da Beira e Nacala são vectores para a obtenção de ganhos mútuos entre os dois países.

“Estes corredores de desenvolvimento da Beira e Nacala são vitais para o sustento da potencialidade económica nas áreas de agricultura, turismo, energia, manufactura e mineração. Por isso fazemos votos que se conclui o projecto da linha de Sena pois trará benefícios para os nossos dois países.

Lazarus Chakwera manifestou igualmente satisfação por Malawi ter assinado o acordo para a reactivação da comissão conjunta de defesa e segurança e prontificou-se a cooperar com o Presidente Filipe Nyusi em vários sectores de actividade.

Chakwera congratulou o Nyusi pelo facto de ter facilitado a entrada de seus cidadãos residentes na África do Sul, quando o país estava com as fronteiras encerradas devido a Covid-19.

Mais adiante afirmou que a reunião com o seu homólogo moçambicano foi produtiva e espera que haja ganhos para os dois países.

“ Estou feliz em saber que as relações entre os dois países vão continuar salutares razão pela qual reactivamos a comissão conjunta de defesa e segurança para garantir que entre os dois países haja um trabalho lado a lado de forma a garantir maior segurança para o nosso desenvolvimento económico.

As relações entre o Malawi e Moçambique datam desde 1975 altura em que os dois países assinaram 12 importantes acordos desde a defesa e segurança, indústria e comércio, transportes e comunicações e energia.

o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, já regressou para Lilongwe capital malawiana. (RM Tete)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram