Malawi: Missão de observadores da SADC chefiada pelo antigo vice-primeiro ministro de Eswatini, Themba Masuku

Publicado: 04/09/2025, 9:51
Categoria:

Themba Nhlanganiso Masuku, antigo Vice-Primeiro Ministro de Eswatini, nomeado Chefe da Missão de observadores da SADC, para as eleições gerais de 16 de Setembro próximo, no Malawi.

A nomeação de Masuku, foi feita pelo Presidente do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança da SADC, o Rei Mswati III, do Reino de Eswatini, em resposta ao convite formulado pelo governo da República do Malawi para o envio de uma missão da SADC, para observar as próximas eleições presidenciais, parlamentares e para os governos locais.

O Rei Mswati III, também mandatou o Secretariado da SADC, liderado por Elias Magosi, Secretário Executivo daquele bloco político regional, para coordenar todo o processo.

A equipa de apoio do Secretariado da SADC chegou a Lilongwe na passada segunda-feira para preparar a logística da Missão, que será destacada para todos os vinte e oito distritos do país.

Estes, observarão a fase pré-eleitoral, a votação e os processos pós-eleitorais do país, com vista a avaliar a condução deste escrutínio, em conformidade com os princípios e orientações que promovem eleições democráticas regulares, livres, justas, transparentes, credíveis e pacíficas.

Entre as principais actividades, a Missão dos Observadores irá realizar consultas com um vasto leque de intervenientes eleitorais importantes, como a Comissão Eleitoral do Malawi, departamentos governamentais relevantes, partidos políticos, comunidade diplomática, várias organizações entre outros.

É finalidade destas consultas, obter uma compreensão mais aprofundada, entre outros aspectos, do contexto político e de segurança e do Quadro Constitucional e Legal que rege as eleições neste país e do nível de prontidão da comissão eleitoral para conduzir este escrutínio.

Para a presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, Annabel Mtalimanja a presença destes observadores no país, reafirma a visão regional de construir a excelência eleitoral através do apoio mútuo com vista a liderar uma eleição credível, transparente, inclusiva e pacíficas.

Para estas eleições, foram recrutados cento e vinte e um mil e quarenta e quatro membros das mesas de voto, delegados de candidaturas, técnicos, entre outro pessoal de apoio, numa altura em que 116 organizações da sociedade civil multiplicam as suas mensagens de educação cívica eleitoral nas comunidades. (RM Blantyre )

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram