Malawi na lista dos países para a fase piloto da Iniciativa de Comércio Livre Continental

Publicado: 23/01/2024, 10:28
Categoria:

O Malawi está entre os 31 países africanos, que no presente ano, aderem a fase piloto da Iniciativa comercial Guiada, inserida na Área de Comércio Livre Continental de África, que permite aos Estados-membros promoverem o comércio sem cobrar direitos aduaneiros uns dos outros.

 Assim, mais da metade dos 47 países que ratificaram o Protocolo da Área de Comércio Livre Continental de África, passará  este ano, a implementar as cláusulas acordadas entre os estados-membros.

Para além dos instrumentos comerciais, a iniciativa vai promover a adopção de infra-estruturas de mercados financeiros transfronteiriços que permitem transacções de pagamento em toda a África.

Espera-se que os sistemas de pagamento e liquidação utilizem moedas locais para resolver a escassez de divisas e as limitações de convertibilidade.

Lançado em Outubro de 2022, o mecanismo será utilizado para testar o ambiente operacional, institucional, jurídico e de política comercial da Área de Comércio Livre Continental de África e, ao mesmo tempo vai permitir um comércio livre significativo entre países que cumpriram os requisitos mínimos.

O governo do Malawi, enviou esforços para a implementação deste acordo comercial, incluindo a ratificação e a apresentação da Oferta de Acesso ao Mercado de Bens em Outubro de 2023.

No âmbito da Iniciativa comercial Guiada, o Malawi vai testar a prontidão do sector privado e identificar possíveis intervenções futuras para promover o comércio intra-africano e maximizar os benefícios deste protocolo comercial.

O país já destacou as principais áreas de foco para melhorar o comércio de exportação no âmbito da iniciativa, de acordo com o porta-voz do Ministério do Comércio e Indústria, Mayeso Msokera.

E projecta-se Junho deste ano, como o mês para adesão do Malawi à iniciativa, estando neste momento, à espera que o Secretariado da Área de Comércio Livre Continental de África venha ao Malawi para avaliar a prontidão do país.

A Área de Comércio Livre Continental de África é o maior bloco comercial do continente e está entre os projectos emblemáticos da União Africana, para a implementação da sua “Agenda 2063: A África que Queremos” e visa reunir todos os 55 estados membros deste bloco político continental numa zona de comércio livre intra-africana.

A se concretizar, será criado um mercado de mais de 1.3 mil milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto combinado de até 3.4 biliões de dólares e 30 milhões de pessoas sairiam da pobreza extrema e outras 68 milhões, da pobreza moderada. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram