Missões de observadores internacionais fazem uma avaliação positiva do processo de votação no Malawi e saúdam a Comissão Eleitoral pelo profissionalismo demonstrado.
Falando na tarde desta quinta-feira em conferência de imprensa, na cidade de Lilongwe, o Chefe da missão da SADC, Themba Masuku, afirmou que o ambiente político e de segurança antes, durante e depois da votação foi caracterizado por uma ordem e pacificidade.
Pese segundo Masuku, casos isolados de tensão política e focos de violência em distritos como Kasungu, Mangochi e Nkhotakota, instou as autoridades a garantirem um tratamento imparcial dos crimes eleitorais.
Sobre a participação de mulheres, a Missão de Observação Eleitoral da SADC, manifestou sérias preocupações com a contínua sub-representação desta camada no panorama político do país.
Contudo para Themba Masuku, este reparo, não retira o mérito do trabalho demonstrado pela comissão eleitoral, até ao momento.
Por outro lado, a antiga ministra do Desenvolvimento Social da República da África do Sul e Chefe do Centro Africano para a Governação, Lindiwe Zulu, observou que as restrições estruturais e socioculturais continuam a limitar o acesso das mulheres a plataformas de nomeação, financiamento de campanhas e cargos de liderança partidária.
Na sua declaração preliminar, afirmou que o processo eleitoral demonstrou abertura, mas que havia preocupações de algumas partes interessadas sobre o tempo de antena desproporcional que favoreceu a campanha do partido no poder nas plataformas de radiodifusão pública e da falta de responsabilização dos partidos políticos.
Sobre as organizações da sociedade civil, a Missão elogiou o seu contributo vital para a educação eleitoral, a monitorização eleitoral e a defesa da participação inclusiva. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.