Malawi. OMS financia com USD 1 milhão assistência médica aos afectados pela depressão tropical Ana

Publicado: 23/02/2022, 6:14
Categoria:

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) financia com um milhão de dólares para a assistência médica e medicamentosa das comunidades afectadas pelas inundações, decorrentes da passagem da depressão tropical Ana, no Malawi.

 O apoio visa evitar a eclosão de surtos de cólera, diarreias e propagação da covid-19, devido ao deficiente saneamento do meio nos 124 acampamentos das vítimas das cheias.

Entretanto, o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, continua a mobilizar apoios para as mais de novecentas mil pessoas afectadas pela depressão tropical Ana, das quais 190 mil, sem tecto e com quase tudo perdido.

Para além de habitações, a depressão Ana destruiu infra-estruturas de saúde e medicamentos, daí o apelo para ajuda internacional.

Em reacção ao apelo internacional lançado por Malawi, a OMS, organização mundial da saúde disponibilizou um milhão de dólares.

A OMS irá igualmente doar ao Malawi, mais de 7 milhões de doses da vacina contra a covid 19.

Já o UNICEF providenciou material escolar às crianças vítimas da tempestade tropical Ana, para permitir o seu regresso à escola.

Nos 17 distritos afectados por inundações no Malawi, os alunos recebem aulas ao relento na sequência da destruição de várias escolas e material didático.

No distrito de Chikwawa, por sinal um dos mais atingidos, a avaliação preliminar indica que a depressão tropical destruiu mais de 50 escolas.

Para dar volta a situação, o UNICEF, no âmbito da sua iniciativa School in a Box, ofereceu cadernos, canetas, máscaras e bolas de futebol.

O UNICEF pondera também fornecer tendas-escola para os estabelecimentos afectados e centros de acomodação.

A ministra da Educação, Agness Nyalonje, disse no parlamento que o governo estabeleceu um plano de educação de emergência, que visa garantir a aprendizagem contínua das crianças em tempos de desastres naturais. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram