Malawi: Organizações da sociedade civil, políticos e corpo diplomático enaltecem Informe sobre o Estado Geral da Nação

Publicado: 16/02/2024, 9:26
Categoria:

Organizações da sociedade civil, políticos e corpo diplomático, consideram que o informe sobre o Estado Geral da Nação apresentado pelo presidente Lazarus Chakwera no parlamento, inspira confiança para uma recuperação económica, a breve trecho.

Para o Comité Consultivo dos Direitos Humanos (HRCC), apesar dos desafios sócio-económicos que o país está enfrentar, Chakwera trouxe evidências e conseguiu dar uma perspectiva de um futuro promissor.

Elogiou ainda o presidente por ter trazido de volta a disciplina fiscal na gestão das finanças públicas e implementar reformas económicas, que ditaram a recuperação da confiança dos doadores e garantir investimentos do FMI, Banco Mundial, União Europeia e de outros parceiros, para o apoio directo ao orçamento nos próximos anos fiscais.

Por seu turno, o Presidente da Coligação de Defensores dos Direitos Humanos, Gift Trapence, disse que o chefe de estado abordou questões candentes, especificamente o combate à fome que assola o país.

Adiante, pede ao Presidente da República para tomar medidas radicais com vista a enfrentar os desafios económicos e combater a corrupção.

A vice-embaixadora americana no Malawi, Amy Diaz saudou o discurso, tendo afirmado que as reformas anunciadas para os Sistemas Integrados de Informação de Gestão Financeira são decisivas para a gestão das finanças públicas.

“Esperamos que reformas anunciadas sejam implementadas rapidamente, um dos requisitos para a Facilidade de Crédito Alargado do FMI, e nós saudamos e encorajamos as medidas tomadas” disse Amy Diaz, vice-embaixadora americana no Malawi.

Para o director executivo do Instituto Africano de Políticas de Desenvolvimento, Eliya Zulu, o informe foi inspirador, ao atacar a gestão das empresas públicas e pela decisão de que as contas bancárias de todas as empresas estatais e paraestatais deveriam ser domiciliadas no Banco Central do país.

O director nacional da Oxfam, Lingalireni Mihowa, elogiou Chakwera pela sua honestidade em reconhecer os desafios que o país enfrenta na implementação de medidas visando assegurar a estabilidade económica.

Reconhecimento igual veio do líder da oposição no parlamento malawiano Kondwani Nankhumwa que afirmou que  o informe projecta um progresso e avança promessas que devem passar da retórica para acções tangíveis.

O parlamento malawiano, esteve reunido nesta quinta-feira para analisar o informe sobre o estado da nação apresentado pelo presidente Lazarus Chakwera na passada sexta-feira.

Chakwera, voltará ao parlamento dentro de quinze dias para responder às perguntas dos deputados. (RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram