Polícia malawiana destrói 733 armas de fogo, apreendidas ao longo deste ano, na posse ilegal de vários indivíduos.
São 39 pistolas, 33 AK 47s entre outras, que não são mais necessárias para processos judiciais, numa operação que teve lugar no quartel-general da polícia na cidade de Lilongwe.
Estas, eram usadas na prática de vários tipos legais de crime, dentre homicídios, caça furtiva e outros, o que reduzia a segurança nacional do país.
O comandante-geral adjunto da polícia malawiana, Ackis Muwanga explicou que a medida tomada, visa coibir a proliferação de armas de fogo no país, pois propiciava vulnerabilidade na segurança pública das pessoas, bens, além de ameaçar a extinção da fauna.
Muwanga disse que a porosidade da linha de fronteira com os países vizinhos, leva ao aumento de casos de contrabando de armamento, facto que se torna um desafio para a corporação.
E porque Setembro é comemorado como o mês de amnistia na África, o inspector-geral da polícia malawiana, incentivou o público a entregar voluntariamente as armas de fogo ilegais que estiverem em sua posse, sem que estes sejam detidos.
Alertou que aqueles que ignorarem deliberadamente este apelo da entrega voluntária das armas de fogo ilegais, enfrentarão a lei.
Por seu turno, o director executivo da Federação Popular para a Paz e o Desenvolvimento Nacional, Edward Chaka, parceiro que trabalha com a polícia no exercício da recolha de armas de fogo, aplaudiu o espírito colaborativo da corporação que tornou o exercício bem-sucedido.
Refira-se que a destruição destas armas de fogo, ocorreu nas sendas da comemoração do Dia Internacional da Destruição de Armas que se assinalou no passado dia 9 de Julho, que tem em vista, promover a eliminação segura e responsável de armas de fogo ilegais e excedentes.
A data, visa reduzir o risco de violência armada e apoiar os esforços globais em prol da paz, e da segurança pública. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.