Malawi: Presidente exige justificativos de fundos da Covid-19

Publicado: 08/02/2021, 20:26
Categoria:

Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, dá 48 horas aos ministérios que lideram a luta contra a Covid-19, para justificarem a aplicação dos 6,2 biliões de kwachas, concedidos pelo tesouro.

 

A ordem presidencial surge após rumores de má aplicação e desvio deste valor pela equipa multissectorial criada para gerir a pandemia do novo coronavírus.

Nas últimas semanas, o Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres, tem-se recusado a prestar informações a jornalistas e outras entidades, sobre a aplicação dos fundos em causa, violando assim a Lei de acesso à Informação, em vigor no país.

O presidente Lazarus Chakwera alerta que vai demitir e responsabilizar criminalmente todo dirigente que fez o uso indevido dos fundos de combate a pandemia da Covid-19.

O aperto ao cerco na utilização dos fundos destinados ao combate a Covid-19, acontece numa altura em que, o país atingiu a taxa mais alta de mortalidade, 3.1 por cento.

Até esta segunda-feira, o Malawi tinha registado oitocentos e cinquenta e seis óbitos.

Devido ao crescente número de casos da Covid-19, agora com 27.195, o estadista malawiano decidiu prorrogar por mais duas semanas o encerramento das escolas em todos os subsistemas de ensino. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram