MALAWI: Presidente Lazarus Chakwera pressionado a dissolver governo

Publicado: 06/12/2021, 9:42
Categoria:

O Partido governamental, Malawi Congress Party-MCP, dá 14 dias ao presidente Lazarus Chakwera para dissolver o actual governo.

A posição do partido MCP cujo presidente é o próprio Chakwera, surge numa altura em que o país está atravessar uma grave crise económica.

A inflação está quase a atingir dois dígitos, o que começa a preocupar o partido governamental.

Numa carta dirigida ao presidente Lazarus Chakwera, o partido MCP arrolou nomes de ministros e quadros da presidência que devem ser exonerados, por alegadamente não estarem a prestar um trabalho digno para a restauração da economia do país.

Na carta, o partido governamental afirma-se desalinhado com algumas políticas que estão a ser implementadas pelo actual governo, daí exigir reformas na governação de Chakwera.

Na sequência, o presidente do Malawi, cancelou imediatamente todos os compromissos públicos.

Segundo o secretário de estado Zangazanga Chikhosi, nos próximos eventos do estado, o presidente Chakwera será representado.

No Malawi, os ministérios de infra-estruturas e transportes, governação local, energia e de trabalho, estão sem os respectivos titulares há cerca de um ano, os dois primeiros perderam a vida e os restantes foram demitidos.

O Malawi, tem um governo coligado por nove partidos com maior destaque para o MCP de Lazarus Chakwera, UTM do actual vice-presidente do país Saulos Chilima, PP da antiga estadista Joice Banda, Aford de Chakufa Chihana entre outros.

O partido MCP tem vindo a reivindicar um alegado secretismo nos acordos assinados na aliança com o partido do actual vice-presidente Saulos Chilima.

Pelo facto de, o acordo ter sido restrito, os restantes membros do bureau político do MCP, exigem que os termos do acordo sejam divulgados à formação política.

Lazarus Chakwera é o quinto presidente do Malawi eleito democraticamente, depois de Bakili Muluzi, Bingu wa Mutharika, Joice Banda e Peter wa Mutharika, numa nação que foi fundada pelo falecido presidente Hastings Kamuzu Banda. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram