Malawi pronto para iniciar produção, processamento e comercialização da cannabis sativa para uso medicinal e industrial

Publicado: 20/05/2021, 21:13
Categoria:

Malawi diz se pronto para iniciar a produção, processamento e comercialização da cannabis sativa vulgo soruma, para uso medicinal e industrial.

 

A garantia foi dada pela Autoridade Reguladora de Cannabis Sativa, após a aprovação ano passado, de uma lei que tornou legal o cultivo e processamento de cannabis sativa, no país.

A produção industrial da soruma poderá  substituir o tabaco, uma cultura de rendimento ,cujo valor de exportação depreciou.

O director-geral da Autoridade Reguladora da Cannabis, Salipira Makoka, disse haver grande mercado para a comercialização de cannabis sativa no Malawi e além-fronteiras.

Mkoka está optimista, se tudo correr de acordo com o projectado, Malawi beneficiar-se-á de valores da exportação e de medicamentos resultantes da cannabis sativa.

A produção industrial da cannabis sativa, inicia se num momento em que o tabaco enfrenta uma série de desafios, incluindo a campanha antitabagismo da Organização Mundial de Saúde, o que concorre para uma queda drástica da produção e da receita da cultura do tabaco.

No seu mais recente discurso, o presidente Lazarus Chakwera disse que o país está prestes a abandonar o cultivo do tabaco, devido a queda do preço no mercado internacional.

Chakwera disse reconhecer que embora o Malawi tenha percorrido um longo caminho dependendo do tabaco como maior contribuinte do PIB, essa dependência está seriamente ameaçada pela queda da demanda, em todo o mundo. ( RM Blatyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram