Comissão Eleitoral do Malawi, garante que 99,86% das assembleias de voto já submeteram as actas físicas àquele órgão, condição essencial para a divulgação oficial dos resultados das eleições gerais da passada terça-feira.
A Presidente da Comissão Eleitoral, deu a conhecer que apenas 21 das 15.148 assembleias de voto ainda não tinham apresentado os seus resultados, sublinhando que o órgão, não aceitará dados incompletos a qualquer nível do processo eleitoral.
Annabel Mtalimanja detalhou a cadeia de custódia estruturada para os resultados eleitorais, afirmando que, após a compilação dos resultados ao nível do círculo eleitoral, estes são entregues fisicamente à Comissão distrital de eleições, que se encarregará a entregar o processo completo ao Centro nacional de apuramento.
Só após a conclusão desta etapa, que se procederá à verificação final e ao anúncio dos resultados, reforçando o compromisso da Comissão com a integridade e a transparência dos procedimentos.
Sobre a questão da transmissão electrónica, a Presidente da Comissão Eleitoral revelou que, até à noite do dia 17, a Comissão tinha recebido 28.506 registos de resultados digitalizados electronicamente, representando 69,1% dos 41.198 esperados.
No entanto, ela esclareceu que estes resultados electrónicos são apenas para referência interna e não serão considerados até que sejam validados pelos seus registos físicos correspondentes.
Mas observadores nacionais, pediram à comissão eleitoral, em conferência de imprensa, para começar a divulgar os resultados parciais enquanto a contagem dos restantes votos continua, com vista a aumentar a transparência e acalmar a crescente ansiedade que se instalou no país.
Com a tensão a aumentar e os lados políticos já a lutar pelo domínio, a pressão está mais crescente sobre a comissão eleitoral, para agir com rapidez, face aos rumores que a cada dia vão tomando conta dos seguidores dos partidos políticos. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.