Malawi quer conter rápido crescimento populacional

Publicado: 10/11/2020, 21:05
Categoria:

Malawi pondera introduzir medidas urgentes para conter o rápido crescimento populacional, que choca com as políticas de desenvolvimento.

 

As estatísticas apontam que de 13 milhões de habitantes que o Malawi tinha em 2010, o número subiu para 18.4 milhões de pessoas em 2018, o que representa uma taxa de crescimento anual de 3 por cento.

O vice-presidente do Malawi que é também ministro do planeamento económico e reforma do sector público, Saulos Chilima, disse que o país precisa de avançar urgentemente com programas de saúde sexual reprodutiva para controlar o crescimento populacional.

“Para evitar futuras económicas crises provocadas pela explosão demográfica num território com cento e dezoito mil quatrocentos e oitenta e quatro quilómetros quadrados, temos que agir agora”, sublinhou Saulos Chilima.

Estudos revelam que uma mulher de 25 anos de idade tem em média cinco filhos.

O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, abordou esta situação, na capital Lilongwe com a directora regional do Fundo das Nações Unidas para a População que representa a África Austral e Oriental, Julitta Obananjo.

Neste encontro, Chilima anunciou a intenção de elaborar um plano nacional de combate aos casamentos prematuros e de manutenção de crianças na escola.

Por seu turno, Julitta Obananjo, reconheceu que o governo do Malawi registou grandes avanços no combate aos casamentos prematuros, contudo o ritmo ainda é lento pois, metade das raparigas, casa-se antes dos 18 anos de idade.

Neste ano, cerca de três mil raparigas menores de dezoito anos de idade envolveram-se em casamentos prematuros, durante a interrupção das aulas por conta do novo coronavírus. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram