Malawi quer retomar cooperação com países vizinhos

Publicado: 01/10/2020, 19:11
Categoria:

Governo do Malawi retoma a cooperação com alguns países vizinhos, cujas relações registaram esfriamento nos últimos seis anos.

 

A declaração foi proferida pelo ministro das relações exteriores do Malawi, Eisenhower Mkaka, momentos antes de o Presidente Lazarus Chakwera deixar o país com destino ao Zimbabwe, para uma visita de estado de dois dias.

Segundo Mkaka, nos últimos anos, o Malawi prestava menor atenção aos seus vizinhos, facto que o presidente Lazarus Chakwera quer ver revertido.

O Ministro das Relações Exteriores do Malawi explicou que antes de fortalecer as relações regionais e multilaterais, o actual governo precisa reforçar a irmandade com os países vizinhos, com os quais o povo malawiano partilha laços histórico-culturais.

Mais adiante, o nosso interlocutor revelou a pretensão do Malawi de criar um circuito económico tripartido, envolvendo a Zâmbia, Malawi e o Zimbabwe, países que formavam a federação da Rodésia e da Niassalândia.

Eisenhower Mkaka sustentou esta posição pelo facto do Zimbabwe ter transformado o Chichewa, dialecto malawiano, na sua quarta língua oficial.

Antes da sua deslocação ao Zimbabwe, o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, com apenas três meses e três dias de governação, visitou a Zâmbia com o mesmo propósito de estreitar as relações de amizade e cooperação. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram