Malawi reitera a disponibilidade de apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

Publicado: 23/06/2021, 9:18
Categoria:

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, reitera a disponibilidade do seu  país em apoiar Moçambique no combate ao terrorismo.

 

É uma declaração feita à margem da participação, esta quarta-feira, na cidade de Maputo, na Cimeira extraordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Para Lazarus Chakwera, a situação de Cabo Delgado não deve ser vista de forma isolada, pois a vasta linha de fronteira que Malawi partilha com Moçambique coloca-o, em situação de alerta.

Ciente da ameaça que o terrorismo e os crimes transfronteiriços representam para a segurança do Malawi e não só, após a tomada de posse, o presidente Chakwera encetou contactos de aproximação com outros líderes africanos, sobretudo àqueles cujos territórios fazem fronteira com o seu país.

Por conta da sua diplomacia,  Lazarus Chakwera, tornou-se no terceiro presidente a visitar Moçambique, numa lista de cinco chefes de estado que dirigiram o Malawi no período democrático.

Um comunicado da presidência malawiana, indica que a Cimeira convocada pelo Presidente de Moçambique e em exercício da SADC, Filipe Nyusi, vai discutir a situação de segurança em Moçambique e a resposta do bloco regional às emergentes crises sanitárias.

A integração e cooperação regional, o apoio à República de Moçambique no combate ao terrorismo, segurança alimentar e nutricional regional, género e desenvolvimento, e progresso na resposta regional ao HIV e SIDA além da covid-19, constam da agenda do encontro de hoje.

Especialistas em segurança e relações internacionais disseram, esta terça-feira no Malawi, que a cimeira de Maputo deverá servir de oportunidade para os chefes de estado e governo da região unirem esforços para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, uma ameaça global.( RM Blantyre) 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram