Malawi. Retoma de financiamento reúne Governo e FMI

Publicado: 07/10/2022, 10:31
Categoria:

Fundo Monetário Internacional volta a sentar-se a mesma mesa com o governo do Malawi, em busca de consensos para a retoma de financiamento, face à crise económica que se instalou no país.

Na mesa das negociações iniciadas esta quarta-feira, entre o governo de Lilongwe e o FMI, discute-se a viabilização de um crédito facilitado para o Malawi.

Trata-se de um pacote financeiro cuja finalidade é, assegurar uma assistência financeira concessional rápida a países de baixa renda que enfrentam uma necessidade urgente para a balança de pagamentos, sem condicionalismos.

As negociações para o crédito rápido facilitado, ocorrem numa altura em que o Malawi vem pressionando para uma possível retoma do financiamento do FMI ao país.

O ministro das finanças do Malawi, Sosten Gwengwe, explicou que as partes optaram por se envolver em negociações para um crédito rápido pelo facto de, Malawi estar a enfrentar problemas na balança de pagamentos e precisa de uma ponte de financiamento enquanto se aguarda pela retoma do financiamento do FMI.

O Malawi enfrenta um aperto cambial que ameaça a importação de commodities estratégicos, como combustível, fertilizantes e medicamentos.

O crédito rápido e facilitado é concedido através de três janelas, ou seja, janela regular, janela de choque exógeno e janela de grandes desastres naturais.

Na semana passada, o presidente Lazarus Chakwera teve uma reunião com a diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, na sede do FMI em Washington, onde os dois discutiram a difícil situação econômica que o Malawi enfrenta.

Em comunicado, Georgieva disse que estava impressionada com o compromisso inabalável de Chakwera, de avançar com esforços ambiciosos de reforma para ajudar a melhorar a vida do povo do Malawi e restaurar a estabilidade macroeconómica, incluindo a eliminação da dívida pública insustentável. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram