Malawi solicita retoma da navegação do barco moçambicano “Chambo”, no Lago Malawi

Publicado: 18/09/2020, 5:42
Categoria:

Governo do Malawi solicita às autoridades moçambicanas a retoma da navegação do barco “Chambo” no Lago Malawi, paralisada devido à pandemia da Covid-19.

 

Com capacidade de transportar 80 passageiros e 10 toneladas de carga, o barco “Chambo” que estabelece a ligação fluvial entre o Malawi e a costa oriental moçambicana, através do lago Malawi, está paralisado desde finais de Agosto, por imposição das medidas de prevenção do novo coronavírus.

O departamento da marinha do Malawi, sustenta na carta dirigida ao governo moçambicano, que o pedido é motivado pelo facto da população de Likoma, Chizumulu, Nkhata Bay no Malawi, bem como de Cobue do lado moçambicano, estar a recorrer a barcos que não oferecem segurança para se fazer transportar, colocando em risco a vida.

 "Chambo" é uma embarcação adquirida pelo governo moçambicano para viabilizar o transporte de pessoas e mercadorias entre as comunidades do Lago Niassa, Moçambique e Mangochi, Malawi.

A gestão daquela embarcação com capacidade de transportar 100 passageiros sentados e duas viaturas, foi entregue à gestão de um consórcio constituído pela Emocil e Malawi Shipping Company.

 "Chambo" nome pelo qual foi baptizado o barco, construído em Portugal e montado em Malawi,  é, igualmente, nome de um peixe que abunda nas águas lacustres do Lago Niassa, o mais consumido entre as comunidades da zona costeira do distrito do Lago. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram