Malawi. Surto de cólera atinge metade do país

Publicado: 01/09/2022, 9:10
Categoria:

Surto da cólera alastra-se para 14 distritos do Malawi, onde já fez sessenta e duas mortes.

A situação atingiu contornos alarmantes e a cada dia, o número de distritos e de novas infecções, está aumentando.

Até ao momento, o país tem um cumulativo de 1.647 casos, com maior destaque para o distrito de Nsanje que faz fronteira com Mutarara, em Tete, e Morrumbala, na Zambézia, Chikwawa com Dôa, Neno com Moatize, ambos da província de Tete.

O vibrião colérico, propagou-se igualmente para o distrito de Mangochi, que faz fronteira com os distritos de Mandimba, Mecanhelas e Ngaúma, no Niassa.

A cólera, já atingiu a metade do Malawi, atendendo que, dos 28 distritos que compõem o país, 14 estão afectados.

As agências de ajuda das Nações Unidas apelaram ao governo do Malawi, para aumentar a sua capacidade interventiva no combate ao surto, pois pelos números, se pode afirmar que pouco está se a fazer para conter a doença.

A Organização Mundial da Saúde e o Unicef, em comunicado conjunto, afirmam necessidade urgente de práticas de higiene positivas, sob pena de, os efeitos do surto afectarem o já sobrecarregado sistema de saúde do Malawi.

As duas agências disseram que há necessidade de fornecer suprimentos essenciais, para fazer face aos casos de cólera e para tratamento de água e higiene pessoal.

Actualmente, 33% da população do Malawi ainda não tem acesso a água potável.

Esta situação, aliada a falta de higiene, está a criar um terreno fértil para a propagação do surto, transmitido pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

O ministério da saúde do Malawi continua a administrar a vacina oral contra a cólera, mas os resultados ainda não satisfatórios. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram