Malawi terá alta taxa de inflação, alerta Banco Mundial

Publicado: 21/06/2022, 8:56
Categoria:

Banco Mundial alerta que a taxa de inflação do Malawi manter-se-á elevada este ano, devido ao aumento dos preços globais de produtos essenciais, uma conjuntura associada à invasão russa à Ucrânia.

O banco observou que os preços altos de insumos agrícolas, sementes, combustíveis e fertilizantes, encarecem os alimentos no Malawi e em outros países da África Subsaariana.

Receia-se igualmente que a alta de preços de insumos agrícolas possa  reduzir a produção e produtividade no Malawi e em outros países, agravando a escassez de alimentos.

Igualmente, poderão aumentar as pressões fiscais, uma vez que, em muitos países, os gastos com fertilizantes subsidiados representam grande parte dos gastos públicos na agricultura.

O Banco Mundial no seu relatório sobre perspectivas económicas globais, afirma que as economias em desenvolvimento, terão de equilibrar a necessidade de garantir a sustentabilidade fiscal para mitigar os efeitos de crises sobrepostas.

Para o director do Grupo de Perspectivas do Banco Mundial, Ayhan Kose, comunicar claramente as decisões de política monetária, alavancar estruturas de política monetária confiáveis ​​e proteger a independência do banco central pode ancorar as expectativas de inflação.

No Malawi, o milho, como parte da componente alimentar, representa cerca de 53,7 por cento do índice de preços ao consumidor, um cabaz agregado de bens e serviços utilizados no cálculo da inflação.

No seu último relatório de inteligência de mercado, o Banco central do Malawi indica que os preços dos produtos básicos, devem permanecer elevados, afectando assim os sectores económicos.

Espera-se ainda que a inflação permaneça alta, inviabilizando a recuperação económica pós-Covid-19.

A taxa de inflação do Malawi está a aumentar rapidamente, estimulada pelo aumento da inflação alimentar e não alimentar.

Os números do Gabinete nacional de estatística mostram que a taxa de inflação global de Abril, aumentou 1,6 pontos percentuais para 15,7%. ( RM Blantyre)

Tags: ,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram