Malawi. União Europeia disponibiliza € 125 milhões para financiamento ao orçamento do Estado

Publicado: 02/11/2022, 10:07
Categoria:

União Europeia financia o Malawi com 125 milhões de euros e deixa em aberto uma possibilidade de retomar o apoio directo ao orçamento do estado do país.

Para o efeito, Malawi, precisa de continuar a trabalhar na estabilização da economia e cumprircom os critérios de elegibilidade.

No passado, a União Europeia forneceu apoio directo ao orçamento do estado malawiano, o qual foi interrompido em Setembro de 2013 por falta de seguimento dos critérios exigidos. 

A medida, deixou um défice de 40 por cento no orçamento corrente e cerca de 80 por cento no orçamento de desenvolvimento, porque os doadores optaram por canalizar recursos às organizações não-governamentais.

O  governo do Malawi está a trabalhar para chegar a um acordo com o Fundo Monetário Internacional visando estabilizar a situação económica do país.

Por dois dias, a comissária da UE para parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, trabalhou no Malawi, onde afirmou que as negociações em curso podem abrir caminho para no futuro, a UE retomar também o apoio ao orçamento.

“Não é ainda um dado adquirido, mas estou optimista após as discussões com o presidente da república e o ministro das Finanças” – disse a fonte.

E sobre os 125 milhões de euros desembolsados ao Malawi para o financiamento de seis projectos, o ministro das finanças e assuntos económicos, Sosten Gwengwe, disse que os fundos vão ajudar o Malawi a melhorar os meios de subsistência das pessoas necessitadas.

O governante descreveu os fundos como uma contribuição significativa para a economia do Malawi através do acordo bilateral com a UE.

Por seu turno, o embaixador da UE no Malwi, Rune Skinnebach, deu a conhecer que todos os acordos assinados basear-se-ão em experiências dos programas em curso nas áreas de governanção, nutrição e agricultura sustentável.

Dentre os programas financiados, consta o de energia, economia verde e crescimento do Malawi, acesso à justiça e de governação democrática, produção de alimentos e resiliência dos sistemas alimentares e mecanismo de cooperação técnica.

O novo apoio aos programas visa garantir a transformação económica verde e resiliente, com vista à criação de empregos com base em sistemas de governação democrática e económica sólidos. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram