Malawi: Vice-presidente defende aceleração da tecnologia digital na SADC

Publicado: 16/08/2021, 6:49
Categoria:

O Vice-presidente do Malawi defende a aceleração da tecnologia digital nos estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para responder aos actuais desafios económicos impostos pela covid-19.

 

Saulos Chilima que falava numa palestra dirigida aos delgados que participam na reunião preparatória da quadragésima primeira cimeira da SADC que vai decorrer na cidade de Lilongwe, defendeu que o estabelecimento de centros regionais de excelência em tecnologia digital, iria acelerar a auto-suficiência financeira regional.

Na palestra sob o lema “Promovendo a Digitalização para o Renascimento da Agenda de Industrialização da SADC, na era Covid-19”, Chilima disse que o bloco regional deveria estabelecer um centro de excelência em tecnologia digital para revitalizar o desenvolvimento industrial na região.

O vice-presidente do Malawi convidou o sector privado para se juntar à causa, tendo sugerido a introdução de políticas regionais de conectividade transfronteiriça, pois a maior parte dos países da região têm o sistema de internet lento. 

“Uma abordagem regional para facilitar a conectividade transfronteiriça será, portanto, essencial para melhorar a velocidade, a acessibilidade e a inclusão digital em países interligados por cabos terrestres de internet” - anotou Saulos Chilima.

Em palestra, o governante apelou o bloco político da África Austral, a constituir um fundo especial que avance no desenvolvimento da tecnologia digital e que fortaleça a capacidade humana no uso da tecnologia.

O ministro das relações exteriores do Malawi, Eisenhower Mkaka, que passou a presidir o conselho de ministros da SADC desde, este sábado, em substituição da ministra moçambicana dos negócios estrangeiros Verónica Macamo, afirmou que a região precisa de esforços coordenados para responder aos choques externos que causaram reversões nos ganhos económicos alcançados pela SADC.

Segundo Mkaka, esta cimeira oferece aos países membros, uma oportunidade para debater soluções viáveis com vista a recuperar as economias e alcançar um caminho económico sustentável e inclusivo.

Para Mkaka, a pandemia da covid-19 não só exigirá o redobrar de esforços mas também a adopção de tecnologias digitais e transferência de conhecimento, a fim de atingir os objectivos preconizados pela SADC. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram