Malawi. Vice-presidente sob investigação por alegada aquisição de 44 viaturas

Publicado: 26/08/2022, 13:36
Categoria:

Vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, sob investigação do Gabinete Central de Combate a Corrupção, por alegada aquisição de 44 viaturas da agência da Nissan, para o seu partido, Movimento de Transformação Unida (UTM).

A frota de 44 viaturas da marca Nissan modelo Hardbord, está registada em nome de Khwesi Msusa, amigo do vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima.

A compra destes veículos, levantou suspeitas por parte do Gabinete central de combate à corrupção, que quer saber a origem do dinheiro usado na aquisição destes carros.

A investigação, ocorre numa altura em que o Vice-presidente do Malawi, está envolvido num escândalo de corrupção, após ter sido mencionado pelo Gabinete central de combate à corrupção do Malawi e pela British Nacional Crime Agency, como beneficiário directo do dinheiro de empresário Zuneth Sattar.

Sattar, está a responder a acusações de lavagem de dinheiro num dos tribunais do Reino Unido, após ter foragido do Malawi, palco do escândalo financeiro.

Sabe-se que, pelo envolvimento no escândalo financeiro, Saulos Chilima foi está impedido de exercer quaisquer funções por delegação do Presidente da República, Lazarus Chakwera.

Vários actores da sociedade civil, exigem que o Vice-presidente renuncie o seu cargo, pois por força da lei não pode ser exonerado pelo chefe do estado.

As relações entre o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, e o seu vice, Saulos Chilima, esfriaram-se nos últimos dias, mesmo depois de, os dois dirigentes terem-se reunido recentemente para limar algumas diferenças.

Chilima augura a presidência da República, aliás, já veio a público anunciar a existência de um entendimento entre ele e Chakwera para a alternânca do poder, facto refutado imediatamente pelo Partido Congressista do Malawi (MCP).

Saulos Chilima é líder do partido UTM que se coligou ao MCP de Lazarus Chakwera nas últimas eleições. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram