Malawian Airlines declara falência técnica

Publicado: 15/04/2021, 19:34
Categoria:

Conselho de Administração da Malawian Airlines, declara falência técnica e recomenda liquidação ordenada da empresa.

 O facto deve-se a crise financeira que abalou a empresa com os números a ilustrarem uma dívida acumulada de 17,54 milhões de dólares.

Além deste valor, a empresa está numa posição de prejuízo acumulado de 17,86 milhões de dólares, números que impõem a companhia aérea nacional a declarar a sua insolvência.

O conselho de administração da Malawian Airlines reunido a 25 de Março deste ano, decidiu dissolver a empresa à luz do estatuto e contrato social.

A declaração do conselho de administração da Malawian Airlines assinada pelo presidente do conselho da empresa, George Partridge, refere que os directores avaliaram a situação actual da empresa e concluíram que está tecnicamente falida.

A empresa, citando a declaração, não pode voltar a funcionar se os accionistas não injectarem um novo capital.

A Malawian Airlines é uma empresa parceira registada com a participação accionária entre o governo do Malawi com 51 por cento e a Ethiopian Airlines com 49 por cento.

Em Dezembro do ano passado, a Weekend Nation um jornal de circulação nacional, publicou que a Malawian Airlines registou lucro zero em cinco anos, mas pagou mais de 41 biliões de kwachas por sublocação de aeronaves, taxas de administração e outros pagamentos ao seu parceiro estratégico - a Ethiopian Airlines.

O presidente da república, Lazarus Chakwera, reuniu-se esta quarta-feira com o presidente do conselho de administração da Malawian, Airlines George Partridge, para discutir as possibilidades de resgate da companhia aérea nacional.

A Malawian Airlines não voa desde 26 de Março, quando declarou a suspensão de voos por seis dias.

Em 31 de Março, a empresa estendeu a suspensão para 6 de Abril, dizendo que a aeronave disponível estava em manutenção obrigatória em Addis Abeba, na Etiópia. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram