A enfermaria da oftalmologia do Hospital Provincial de Chimoio, na província de Manica enfrenta escassez de material diverso, para realizar cirurgias de pacientes com cataratas.
O Director dos Serviços de Oftalmologia, daquela unidade sanitária, Calton Caetano, diz que caso prevaleça a situação, poderão ser canceladas as cirurgias, já agendadas, por vários pacientes.
O clínico deu a conhecer que das doenças oculares, a catarata é a terceira causa de intervenções cirúrgicas em pacientes, que são atendidos naquela unidade sanitária.
Devido a falta de materiais e outros consumíveis, o hospital provincial de Chimoio poderá ser forçado a transferir pacientes para o Hospital Central da Beira.
O Hospital Provincial de Chimoio já requisitou a aquisição do material, para a enfermaria de oftalmologia, que entretanto ainda não foi adquirido.
Enquanto alguns pacientes aguardam a cirurgia, os serviços de oftalmologia continuam a administrar fármacos e gotas, para evitar o agravamento de doenças oculares, que podem levar à cegueira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.