Manifestações pacíficas na África do sul contra alto custo de vida

Publicado: 24/08/2022, 22:06
Categoria:

A Federação dos Sindicatos e o Congresso dos Sindicatos sul-africanos estão a liderar as manifestações, até aqui pacíficas, em protesto contra o alto custo de vida.

Os dois movimentos sindicais conseguiram que, em todas as províncias, se realizassem marchas de protestos em direcção a alvos previamente estabelecidos: Presidência da República, assembleias provinciais e sedes de instituições governamentais, incluindo gabinetes dos governadores provinciais.

Em cidades como Durban, Polokwane, Pretoria e Joanesburgo os trabalhadores se fizeram à estrada, a se manifestar pacificamente.

Basicamente, os trabalhadores estão a exigir que o governo intervenha na solução das suas principais preocupações: altos preços de combustíveis, energia e alimentos; cortes constantes de energia; a redução das taxas de juros e a criação de postos de trabalho.

No entender das duas grandes organizações sindicais, estes protestos visam exigir que o governo tome medidas contra o que chamam de colapso económico no país.

A Cosatu e Saftu dizem que a paralisação que hoje se testemunhou, é a única maneira de despertar o governo para a realidade.

Até ao momento é difícil estimar o nível de participação dos trabalhadores na greve geral, que conta com o apoio da COSATU, SAFTU e partidos políticos de esquerda.

O Ministério da Função Pública emitiu um comunicado a lembrar que vai descontar aos trabalhadores que se juntarem á paralisação nacional.

A COSATU já veio dizer que este é um principio antigo de que os trabalhadores sacrifiquem seu salário durante a ocorrência de greves.

Até agora não há indicações de que governo sul-africano vai ou não se pronunciar em torno desta greve geral. (RM Pretória)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram