
Durante cinco dias, de 27 a 31 de Outubro, a terceira edição dos Encontros do Património Audiovisual, vai destacar o papel do cinema antes e depois da independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, PALOP.
A iniciativa que promove a reflexão em torno da memória cinematográfica dos PALOP, propõe um olhar pré e pós-independência, através de exposições, mostras de cinema, visitas guiadas, lançamento de livros, debates e workshops com investigadores nacionais e estrangeiros.
Em entrevista a Rádio Moçambique, Diana Manhiça, da Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, destaca as principais actividades que irao decorrer nas salas do Cinema Scala, Centro Cultural Português e Centro Cultural Franco- Moçambicano.
Um dos debates aguardados é sobre O poder do cinema na propaganda política: uma análise de Kuxa Kanema e Noticieros, Moçambique e Cuba, que contará com especialistas de Cuba, França, Portugal e Brasil, além de testemunhos de cineastas e pesquisadores moçambicanos.
Apesar da terceira edição dos Encontros do Património Audiovisual destacar o papel do cinema antes e depois da independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Diana Manhiça, explica a presença de outros países não membros do PALOP no evento.
Os debates serão realizados em formato híbrido, presencial e online, pretendendo ser um espaço de intercâmbio de ideias e investigação em torno do património audiovisual, com especial atenção ao papel do cinema na construção da memória das independências africanas.
Os Encontros do Património Audiovisual surgiram em 2023 e assinalam anualmente o Dia Internacional do Património Audiovisual, 27 de Outubro.
O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de Outubro, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco em 2005 para aumentar a conscientização sobre a importância e os riscos de preservação de documentos sonoros e audiovisuais.



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.