O movimento para advocacia, sensibilização e mobilização de recursos para a alfabetização, MASMA, está a promover uma campanha que visa persuadir a camada masculina, para o apoio à educação da mulher, nas comunidades do distrito de Magude, na Província de Maputo.
É um movimento que surge para travar comportamentos decorrentes de questões culturais, que estão a condicionar a participação da mulher nos programas de alfabetização e educação de adultos.
É que em algumas comunidades do distrito, os homens não aceitam que as suas parceiras frequentem as aulas de alfabetização.
O MASMA, trabalha com o sector da educação, num distrito com ainda elevados índices de analfabetismo.
A directora do Serviço distrital de educação, juventude e tecnologia em Magude, Isabel Fumo diz que na sequência de tal trabalho, há avanços mas ainda assim prevalecem desafios devido à dispersão da população.
De dois mil e vinte e três a esta parte, cerca de setecentas pessoas se inscreveram para a educação e alfabetização de adultos, em Magude, maior parte deste número, mulheres. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.