Matutuíne: Autoridades apelam a retirada dos residentes ao longo do Rio Maputo

Publicado: 25/11/2022, 14:34
Categoria:

Na província de Maputo multiplicam-se os apelos para a retirada urgente das famílias que residem ou exercem suas actividades ao longo do Rio Maputo, no distrito de Matutuíne.

A multiplicação dos apelos neste sentido, surge por se constatar a onda de água na sequência da abertura de comportas no último domingo na barragem de Pongolaport, na África do Sul, desloca-se a região.

A Previsão é que a onda de água comece a influenciar a subida do caudal do rio Maputo, no próximo dia 30 de Novembro, devendo atingir o pico no dia 06 de Dezembro.

O cenário poderá afectar as localidades de Madubula, Tinonganine e Salamanga em Matutuíne, onde há prevê-se alagamento de alguns campos agrícolas.

A chefe do departamento dos recursos Hídricos, na Administração Regional das águas do Sul, ARA SUL, Lizete Dias, pede observância das medidas de precação para evitar danos maiores durante este período.

As descargas graduais de água na barragem de Pongolaport, na vizinha África do Sul, que antes eram feitas numa média dos 20 metros cúbicos por segundo, deverão atingir um máximo de 750 metros cúbicos por segundo no dia 30 de Novembro. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram