MD desmente alegações de tortura e violação dos direitos humanos pelas FDS em C. Delgado

Publicado: 10/09/2020, 13:45
Categoria:

O Ministério da Defesa Nacional desmente alegações segundo as quais, as Forças de Defesa e Segurança protagonizam actos de tortura e violação dos direitos humanos, no teatro das operações de combate ao terrorismo, em Cabo Delgado.

 

A reacção surge na sequência de um comunicado publicado, ontem, pela Amnistia Internacional instando o Governo moçambicano a investigar de forma independente e imparcial os alegados crimes.

A Amnistia Internacional faz o apelo ao Executivo moçambicano, na sequência de imagens apresentando alegados membros das Forças da Defesa e Segurança em acções de tortura a cidadãos civis.

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, o coronel Omar Nala Saranga, defende que esta acção pode ter sido perpetrada pelos terroristas tendo em conta a sua táctica de se fazer passar por membros das Forças de Defesa e Segurança.

“O comunicado faz uma abordagem baseada em vídeos e fotografias sem ter em conta a natureza da propaganda dissimulada e reducionista do grupo terrorista que acua em Cabo Delgado, que visa denegrir a imagem das Forças de Defesa e Segurança no cumprimento da sua destinação constitucional e atribuições em situações de guerra, as torturas, as tentativas de decapitação e outros maus tratos referidos no comunicado como praticado por elementos que envergam o uniforme do exército e da unida de intervenção rápida, não devem ser vistos com uma certeza definitiva, tendo em consideração que uma das tácticas usadas pelos terroristas nas suas macabras incursões contar a população, é fazerem-se passar por elementos das Forças de Defesa e Segurança numa tentativa velada de confundir a opinião pública nacional e internacional  ” disse.

O coronel Omar Nala Saranga chama atenção para o poder de manipulação dos terroristas através do uso das tecnologias de informação e comunicação. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram