
O programa de financiamento norte-americano ao desenvolvimento de Moçambique, através do Millennium Challenge Corporation (MCC), poderá ser estendido para a província de Nampula.
Neste momento, o programa está ser implementado, na Zambézia, com foco em infra-estruturas rurais, agricultura e resiliência costeira, depois da aprovação do segundo compacto, em 2023.
A pedido do Governo moçambicano, o MCC pode, agora, incorporar um projecto de construção de estradas rurais, no Corredor de Nacala, para viabilizar o manuseamento de carga sobretudo da extracção mineira, em Nampula e Cabo Delgado.
A garantia foi dada pela Directora-Executiva para África, no Millenium Challenge Corporation, Carry Monahan, que se reuniu, esta segunda-feira, em Washington, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas.
O embaixador de Moçambique, nos Estados Unidos da América, Alfredo Nuvunga, disse após o encontro, que a extensão do MCC para a província de Nampula é um passo crucial, neste programa de financiamento americano.
A resposta positiva ao apelo de Moçambique de extensão da cobertura do programa de financiamento do MCC representa uma maior abertura do governo norte-americano para reforçar a cooperação com o País.
É o que defende a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, que diz haver sinais encorajadores de alargamento dos acordos que norteiam a cooperação bilateral, demonstrados, por exemplo, aquando da visita do Chefe do Estado, Daniel Chapo, aos Estados Unidos, em Outubro passado.
Os novos acordos seguir-se-ão ao memorando assinado, ontem, para a disponibilização de 1, 7 mil milhões de dólares, nos próximos anos, para o financiamento a saúde, marcando uma nova forma de cooperação no sector. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.