Ministro da Saúde apela ao empenho de todos para o sucesso da vacinação contra a covid-19

Publicado: 08/03/2021, 16:39
Categoria:

O Ministro da Saúde apela ao povo moçambicano, às organizações sócio- profissionais de saúde, organizações políticas e da sociedade civil para que se empenhem de modo a que a presente campanha de vacinação decorra com sucesso.

Armindo Tiago falava hoje em Maputo, por ocasião da cerimónia de lançamento da Campanha de Vacinação contra a covid-19.
O Governante foi o primeiro cidadão moçambicano a tomar a vacina denominada Verocell que faz parta das 200 mil doses da farmacêutica Sinopharm, doadas pelo governo da China no âmbito da cooperação entre os dois Estados.
“Concluímos que podemos vacinar nas duas doses todos os profissionais de saúde elegíveis dos sectores público, privado e comunitário. E nesta fase incluiremos parte dos grupos considerados prioritários na primeira fase. A vacina que estamos a administrar hoje é eficaz em 79,3 % para evitar que uma pessoa com a infecção desenvolva sintomas leves e, para outro caso, em que a pessoa já tenha sintomas leves, ela é em 100% eficaz para evitar sintomas graves", disse Armindo Tiago, momentos após ser vacinado no Hospital Central de Maputo, numa cerimónia simbólica que marco o arranque da campanha.
O plano de vacinação lançado hoje está estimado em quase dois mil milhões de meticais e vai dar prioridade aos profissionais que estão na linha da frente do combate à epidemia.
Além dos profissionais de saúde, o executivo moçambicano quer abranger na primeira fase de vacinação idosos que vivem em lares e trabalhadores destes espaços, bem como as Forças de Defesa e Segurança e pacientes com diabetes.
Além da vacina oriunda da China, o país também recebeu hoje um total de 484.000 lotes, dos quais 384.000 são doadas no âmbito da iniciativa Covax e 100.000 são oferecidas pela Índia.
"O Governo moçambicano é responsável por garantir a saúde do seu povo e é nesta perspectiva que o executivo está a utilizar todos os meios possíveis para controlar a pandemia da covid-19. Esforços estão a ser feitos para garantir que todos aqueles que sejam elegíveis sejam vacinados", acrescentou o ministro da Saúde. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram