Moçambique acolhe semana internacional de testagem do HIV/SIDA

Publicado: 22/11/2022, 7:57

Moçambique quer testar nove milhões de pessoas contra HIV/SIDA, até ao final do ano.

Só no primeiro semestre, foram testados cinco milhões de pessoas sendo que mais de dois milhões acusaram positivo.

Para fazer face a esta situação, o governo criou políticas de testagem em saúde para identificar os casos activos no país.

São informações avançadas esta segunda-feira, em Maputo, pela chefe do programa de HIV no Ministério da Saúde, Aleny Couto, no lançamento da semana internacional de teste.

A chefe do programa de HIV no Ministério da Saúde faz saber que, durante a semana de testagem, pretende se alcançar aquele grupo que não adere aos serviços devido ao estigma.

A representante do Coalition Plus, Jeanne Gapiya, aponta algumas causas da fraca testagem em África, uma das formas de combate ao HIV.

Moçambique é o primeiro país lusófono, em África, a acolher esta campanha.

A terceira edição da Semana Internacional do Teste decorre de 21 a 28 do corrente mês sob o lema "Nós fazemos o teste". (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram