
O Presidente da República considera que Moçambique e Eswatini devem reforçar a sua cooperação bilateral com vista ao alcance da independência económica dos dois países.
Daniel Chapo indica que para o efeito é necessário a identificação de factores comuns para a exploração integral das potencialidades das duas nações.

“ Queremos aproveitar esta ocasião para dizer que nós como dois povos irmãos e dois países, queremos neste momento virar as nossas atenções para a cooperação económica, para conferir aos nosso relacionamento bilateral uma dimensão consentânea com a longa história comum e com excelente entendimento político económico e social que vigora entre os nossos dois países e os nossos dois povos. A integração do sector privado na comitiva de vossa Excelência, demonstra de forma clara e inequívoca aquilo que nós pretendemos entre os nossos dois países, que é reforçar a nossa posição e retirar partido das nossas potencialidades, quer no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana, das Nações Unidas, quer em outras áreas que podemos explorar“, disse.
O repto do Chefe do Estado foi lançado na noite desta sexta-feira, em Maputo, durante o jantar de honra oferecido ao Rei MSwati Terceiro, que se encontra de visita ao nosso país.
O rei Mswati terceiro destacou, na ocasião, a necessidade da aceleração dos objectivos do desenvolvimento sustentável, e da remoção das barreiras ao comércio para o fortalecimento da cooperação económica com Moçambique.
Hoje, segundo dia da visita a Moçambique, o Rei Mswati terceiro vai dentre outras actividades, visitar a central térmica combinada de gás na cidade de Maputo. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.