Moçambique assume presidência rotativa da SADC

Publicado: 17/08/2020, 18:54
Categoria:

O Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, defende o reforço da coesão e cooperação entre os estados- membros na prevenção e combate ao crime transfronteiriço, com evidência para o terrorismo nas suas mais variadas formas e manifestações.

 

Filipe Nyusi falava em Maputo  no encerramento de quadragésima Cimeira ordinária dos Chefes de estado e de Governo da SADC,via virtual, em que Moçambique assumiu a presidência rotativa da Organização, por um ano, sucedendo ao Presidente da Tanzânia, John Magufuli.

Segundo Nyusi, o binómio paz e desenvolvimento marcou os debates da cimeira de Maputo.

 “ O processo de industrialização e a manutenção de valores de governação democrática são progressos de que nos devemos orgulhar, porque foram alcançados num quadro de imensos desafios, como as de mudanças climáticas, a crise económica e financeira, o crime organizado transnacional, extremismo e terrorismo a que se juntaram doenças endémicas tais como a malária, cólera, HIV/Sida, ébola, entre outras…Estamos confiantes de que o conjunto de decisões que sairão desta cimeira vai impulsionar a nossa organização para novos patamares de prosperidade e bem-estar pelos quais os nossos povos sempre lutaram", declarou Nyusi.

 O Chefe de Estado moçambicano prometeu dedicação no exercício da presidência rotativa da SADC, para o sucesso da missão.

A quadragésima Cimeira ordinária dos Chefes de estado e de Governo da SADC, decorreu sob o lema: “40 anos construindo a paz e segurança, promovendo o desenvolvimento e resiliência, face aos desafios globais”.

A SADC é uma organização integrada por 16 Estados-membros  estabelecida em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, mais tarde, em Agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A organização visa promover o crescimento e desenvolvimento socioeconómico da região com o objectivo de assumir "um papel mais competitivo e efectivo nas relações internacionais e na economia mundial".

África do Sul, Moçambique, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, eSwatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Namíbia, Ilhas Seycheles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe são os Estados-membros da SADC. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram