O Presidente da República, Daniel Chapo, declarou que a participação de Moçambique na IV Conferência das Nações Unidas sobre Financiamento para o Desenvolvimento, encerrada esta quarta-feira em Sevilha, Espanha, resultou num “grande sucesso” ao permitir ao país reforçar a sua posição no debate global sobre financiamento sustentável, estreitar laços com parceiros estratégicos e mobilizar apoio para projectos estruturantes de desenvolvimento.
Ao fazer o balanço da visita, o Chefe do Estado explicou que a delegação moçambicana teve uma intervenção destacada nos debates multilaterais da conferência, onde defendeu uma nova arquitectura financeira global mais inclusiva e equitativa.
“Reforçamos a necessidade de uma arquitectura financeira global, uma nova arquitectura mais inclusiva, com melhor acesso ao financiamento e maior equidade nas oportunidades para os países em desenvolvimento”, afirmou, destacando a recente aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2025–2044 como guia de longo prazo para o país.
Como fruto de encontros bilaterais mantidos pelo chefe do Estado o país conseguiu mobilizar financiamentos para diversos sectores produtivos.
Os recursos minerais e a energia são as áreas prioritórias.
Segundo Daniel Chapo, a área energética é a que esteve no centro das atenções tendo em conta os objectivos a médio e longo prazos, definidos pelo Estado moçambicano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.