Moçambique defende criação de linhas de financiamento da ONU para a operacionalização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado: 26/09/2022, 9:11
Categoria:

Moçambique defende a criação de linhas de financiamento, a serem disponibilizadas aos Estados-membro das Nações Unidas, para a operacionalização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Actualmente, os países devem mobilizar recursos internos para financiar os programas inseridos na também chamada Agenda 2030.

O Governo moçambicano entende que esta fórmula pode comprometer o alcance das metas inscritas nas ODS, devido aos diferentes choques por que passam todos os países.

O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, avança, por isso, que, para Moçambique, o melhor modelo, no actual contexto, seria a disponibilização de pacotes de crédito.

Acções inseridas nas actuais prioridades de governação que incluem igualmente a preservação da paz.

Esta é uma posição defendida por Moçambique, sábado, no discurso do Primeiro-ministro, na sessão de Alto Nível da Assembleia-geral das Nações Unidas.

Na conferência de imprensa de balanço da participação moçambicana da septuagésima sétima sessão da Assembleia-geral, Adriano Malaeiane, assegurou que o país está a criar todas as condições suportar a logística decorrente do mandato no Conselho de Segurança da ONU, a partir de 01 de Janeiro de 2023.

O último ponto da agenda do Primeiro-ministro, em Nova Iorque foi um encontro mantido com o Secretário-geral das Nações Unidas.

Em dez minutos, Adriano Maleiane deu a António Guterres o ponto de situação sobre o desenvolvimento económico e político de Moçambique, manifestou a abertura do nosso país em trabalhar com as Nações Unidas na promoção da paz e segurança internacionais e convidou o Chefe da ONU a visitar Moçambique de modo a conhecer, in loco, os resultados do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens da Renamo. 

Não houve declarações à imprensa, tendo o Primeiro-ministro partido, no sábado, de regresso à Maputo. (RM Nova Iorque)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram