Moçambique e África do Sul reforçam cooperação económica e diplomática

Publicado: 04/03/2025, 19:42
Categoria:

A cooperação económica, diplomática e política entre Moçambique e África do Sul saiu reforçada após o encontro entre os presidentes Daniel Chapo e Cyril Ramaphosa, realizado nesta terça-feira, na Cidade do Cabo. No encontro, os dois estadistas discutiram iniciativas concretas para dinamizar o comércio bilateral e promover o desenvolvimento económico das duas nações.

“Estamos aqui na África do Sul para mais uma vez agradecer ao Presidente Cyril Ramaphosa. Nós tomámos posse no dia 15 de Janeiro passado. O Presidente Cyril Ramaphosa esteve na cerimónia de tomada de posse e tínhamos que vir à África do Sul para agradecer ao Presidente Cyril Ramaphosa, mas também agradecer ao povo sul-africano”, declarou o Presidente Daniel Chapo.

Durante a reunião, os dois líderes abordaram questões de interesse comum, destacando-se as relações comerciais, diplomáticas e políticas. O Presidente Chapo sublinhou a necessidade de desenvolver os sectores privado e público, criando melhores condições para o crescimento económico de ambos os países.

Um dos pontos centrais da discussão foi a melhoria da logística transfronteiriça, com ênfase no Corredor de Maputo. “Temos a fronteira do Limpopo, do lado da África do Sul, e a fronteira de Ressano-Garcia, do lado de Moçambique. A nossa ideia é que teremos uma paragem única, e já estamos a trabalhar nisso”, afirmou Chapo, referindo-se à necessidade de agilizar o fluxo de camiões entre os dois países.

O Presidente Cyril Ramaphosa destacou a importância estratégica da visita do homólogo moçambicano. “É um verdadeiro prazer receber o Presidente de Moçambique, Presidente Chapo, na África do Sul, em uma visita de trabalho. Nós nos reunimos para continuar fortalecendo os laços entre nossos dois países”, disse Ramaphosa.

O estadista sul-africano destacou ainda a necessidade de criar um ambiente propício para as empresas operarem nos dois países. Segundo ele, projectos como a implementação de postos de fronteira eficazes e eficientes irão facilitar o comércio e impulsionar a geração de empregos para os jovens.

Para materializar os entendimentos alcançados, os dois países vão constituir equipas de trabalho compostas por ministros da área económica de Moçambique e da África do Sul. Essas equipas serão responsáveis por definir projectos concretos para alavancar os sectores da agricultura, turismo, comércio e recursos minerais.

Ramaphosa enfatizou que a visita de trabalho serviu de base para futuras visitas de Estado e para que as comissões binacionais formalizem acordos em vários sectores económicos. “A visita de trabalho de hoje foi importante, que abrirá caminho para visitas de Estado de ambos os lados e para que nossas comissões binacionais façam um trabalho real, um trabalho que levará à assinatura de acordos em vários sectores da nossa economia”, concluiu Ramaphosa.

As relações entre Moçambique e África do Sul remontam a várias décadas e são marcadas por laços históricos e culturais profundos. Com este encontro, os dois líderes reforçam o compromisso de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento das suas economias e o bem-estar dos seus povos. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram