Moçambique e Angola querem maior investimento norte-americano em África

Publicado: 14/12/2022, 8:16
Categoria:

Moçambique e Angola defendem um maior investimento norte-americano em África e inclusão do continente no Grupo do G20.

A posição foi defendida esta terça-feira, em Washington, Pelos Presidentes de Moçambique e de Angola, Filipe Nyusi e João Lourenço, respectivamente, durante a conferência organizada pelo EXIMBank, Export and Import dos Estados Unidos da América, onde os dois estadistas foram os principais oradores.

A uma pergunta sobre as expectativas em relação a Cimeira os dois estadistas consideraram ser esta uma oportunidade dos africanos consolidarem a confiança já existente entre os Estados Unidos e África.

Várias questões foram colocadas aos dois estadistas com destaque para os bloqueios económicos originados pela corrupção, dívida externa e ressecção económica.

Para o Presidente da República, Filipe Nyusi, algumas soluções para estes e outros problemas do continente passam pelo investimento urgente em África, tendo em conta que os recursos do continente devem ser transformados com benefícios mútuos.

Para o Presidente de Angola, João Lourenço, é preciso aumentar a produtividade por forma a reduzir os preços, beneficiando desta maneira o maior número de africanos.

A problemática da corrupção foi uma das questões apresentadas neste painel que antecede a II Cimeira Estados Unidos – África que arrancou na tarde desta terça-feira em Washington.

Sobre a corrupção o Presidente Nyusi esclareceu que em Moçambique está a ser melhorada a legislação no quadro do combate a este mal social.

Por seu turno, o Presidente de Angola, João Lourenço, considerou a corrupção, um problema de segurança nacional. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram