Moçambique e Colômbia querem reforçar a cooperação bilateral, sobretudo, no domínio económico, como forma de fazer face as tarifas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA).
A pretensão foi partilhada esta quinta-feira, em Maputo, pela Primeira-ministra, após receber a Vice-presidente da Colômbia, que se encontra de visita ao nosso país.
Benvinda Levi destacou que a recente posição da América, obriga os países a buscarem estratégias para o aproveitamento das suas potencialidades para a suprir o défice das importações.
“A recente decisão dos EUA obriga os países a pensarem como maximizar o comércio bilateral e aproveitar as vantagens comparativas que os países têm, em particular”, afirmou.
A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, indicou, na ocasião, a pretensão de estreitar as relações com Moçambique nos domínios do agro-negócio e transição energética.
No encontro as dirigentes abordaram ainda temas ligados à educação, saúde, terrorismo, bem como sobre o reconhecimento das comunidades afro-descendentes.
Na ocasião, a Vice-presidente da Colômbia convidou Moçambique a participar da cimeira agrária sobre soberania alimentar e fim da fome, a ter lugar naquele país da América do Sul no próximo ano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.