Moçambique e Malawi firmam acordo para o combate ao crime ao longo da fronteira comum

Publicado: 17/11/2020, 7:33
Categoria:

Os distritos fronteiriços de Malawi e Moçambique firmam acordos de parceria, para o combate ao crime organizado e tráfico de pessoas.

 

Os signatários dos acordos são os administradores distritais de Ngaúma, Mecanhelas e Mandimba do lado moçambicano e o comissário distrital de Mangochi, no Malawi.

Trata-se de unidades administrativas que partilham a mesma linha de fronteira, precisando com isto, aprimorar as estratégias de segurança conjunta para o combate ao crime transfronteiriço.

O comissário distrital de Mangochi, no Malawi, Raphael Piringu, disse que as partes acordaram fortalecer a colaboração no combate ao contrabando de mercadorias, tráfico de pessoas e usurpação de terras.

Os quatro governos distritais acordaram ainda introduzir passes de fronteira para facilitar a identificação e circulação de cidadãos que vivem ao longo da linha de fronteira dos dois países.

Por seu turno, o administrador do distrito de Ngaúma, Augusto Assique, que chefiava a delegação moçambicana,  disse que o encontro foi frutífero, pois os problemas identificados são comuns.

Assique disse esperar uma colaboração salutar para a boa convivência entre os povos dos quatro distritos.

Noutros desenvolvimentos sobre o Malawi, as autoridades sanitárias alertam para uma eventual segunda vaga da Covid-19, face ao relaxamento das medidas de prevenção.

Epidemiologistas afirmam que a nova vaga de infecções pelo novo coronavírus, poderá ser provocada pelo incumprimento generalizado das medidas de prevenção por parte dos cidadãos, numa altura em que maior parte dos países está a abrir a suas fronteiras.

O Malawi registou um abrandamento de casos de coronavírus, com uma média de cinco infecções/dia. ( RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram