Moçambique e Tanzânia assinaram dois acordos e cinco memorandos de entendimento como ponto de partida para acelerar a cooperação entre os dois países nos domínios económico, social, educação, saúde e cultura.
Trata-se dos acordos de cooperação para a implementação da Paragem Única na fronteira entre os dois países e o acordo de Troca de Prisioneiros entre Moçambique e Tanzânia.
Os memorandos rubricados pelos dois governos são, nomeadamente: troca de estudantes de nível superior; cooperação na esfera cultural; controlo da qualidade de medicamentos; cooperação entre as rádios públicas.
A assinatura dos acordos foi testemunhada pelos Presidentes de Moçambique, Daniel Chapo, e da Tanzânia, Samia Hassan, numa cerimónia que teve lugar no Palácio Presidencial tanzaniano.
Os entendimentos são corolário das conversações oficiais havidas hoje entre as delegações dos dois países chefiadas pelos respectivos chefes de Estado.
Após este acto solene, que marcou a primeira visita de Estado do Presidente moçambicano ao estrangeiro, Daniel Chapo visitou o Museu da História da Libertação de África e a principal estação ferroviária em Dar-Es-Salaam.
No Museu, o estadista moçambicano apreciou a exposição permanente sobre os movimentos de libertação africanos apoiados pela Tanzânia, incluindo a Frente de Libertação de Moçambique, que travou dez anos de luta contra o colonialismo português, de 1965 até à conquista da independência a 25 de Junho de 1975.
Na estação central ferroviária, Chapo e comitiva embarcaram numa viagem de comboio onde tiveram a oportunidade de tomar pulso ao grande projecto de interligação ferroviária da Tanzânia com vários países africanos, entre os quais Ruanda e Burundi. (RM /NOTÍCIAS)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.