Moçambique e Zâmbia projectam cooperação na agricultura e energia

Publicado: 24/08/2021, 18:10
Categoria:

Moçambique e a Zâmbia estão a programas uma série de encontros para o aprofundamento da cooperação, sobretudo nas áreas de agricultura e energia.

 O Presidente da república, Filipe Nyusi, disse que devido ao interesse dos dois países no assunto, os encontros devem acontecer o mais breve possível.

Filipe Nyisi falava a jornalistas moçambicanos à saída do Estádio Heróis Nacionais, em Lusaka, local que acolheu a investidura do novo presidente da Zâmbia, Akaike Ishilima, eleito no escrutínio de 12 de Agosto corrente.

Ishilema foi eleito com mais de dois milhões e oitocentos mil votos, derrotando dezasseis candidatos, incluindo Edgar Lungo, que esta terça-feira abandonou o poder.

Filipe Nyusi, felicitou o povo zambiano por ter contribuído para que as eleições presidenciais de 12 de Agosto corrente, decorressem num ambiente calmo e ordeiro.

Países da região austral de África estiveram representados na cerimónia.

Os líderes africanos que intervieram disseram estar abertos para continuar o projecto de desenvolver a SADC, na companhia do novo Presidente da Zâmbia.

Já o professor moçambicano de relações internacionais, Calton Cadeado, disse que o resultado das eleições zambianas devem servir de lição para os partidos políticos do mundo e África, em particular. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram