Moçambique entre países aos quais Canadá levanta proibição de voos

Publicado: 18/12/2021, 4:12
Categoria:

Moçambique figura na lista de dez países que o Canadá divulgou, esta sexta-feira, que voltam a ser autorizados a efectuar voos directos para território canadiano.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde canadiano Jean-Yves Duclos numa conferência de imprensa.
Os voos procedentes dos 10 países -- África do Sul, Botswana, eSwatíni, Egipto, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria e Zimbabwe -, voltam a ser permitidos a partir das 00:00 deste sábado.
A proibição existente foi justificada após o surgimento da variante Ómicron, depois de confirmar que a transmissão comunitária em larga escala desta nova cepa do vírus já está presente no Canadá.
No anúncio, Jean-Yves Duclos acrescentou que será restabelecida a necessidade de todas as pessoas que chegam de avião fazerem o teste PCR no prazo máximo de 72 horas antes de viajar para o país.
Duclos considerou que face à transmissão comunitária da variante Ómicron no Canadá já não faz sentido manter a proibição daqueles voos.
.Na quinta-feira foram registadas 6.943 infecções em todo o país, 120% a mais que no passado dia 01 de Dezembro.
Nesta semana, a directora médica do Canadá, Theresa Tam, alertou que nos próximos dias o número de casos diários pode chegar a 12 mil, embora as previsões mais pessimistas apontem para até 26 mil casos diários.
Perante esta situação, todas as províncias do país estão a aplicar novas restrições em relação aos feriados de Natal e o governo federal avisou esta semana que os canadianos devem cancelar todas as viagens internacionais consideradas não essenciais.
A covid-19 provocou mais de 5,33 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 77 países de todos os continentes. (RM /NMinuto)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram