Moçambique participa na sessão ordinária do parlamento Pan-africano

Publicado: 31/10/2022, 8:20
Categoria:

Arranca hoje na cidade sul-Africana de Midrand a primeira sessão ordinária da sexta legislatura do Parlamento Pan-africano.

Moçambique está presente na sessão, através do Grupo Nacional junto ao Parlamento Pan-africano, composto pelos deputados Sarfina Chindacumela, que substitui Esperança Bias, Aires Aly, Damião José, António Mainato e André Magibire.

O novo Presidente do Parlamento Pan-africano, o zimbabweano Fortune Charumbira, diz que a sessão pretende renovar, reposicionar e revigorar este órgão.

Esta aposta surge depois das cenas degradantes, do ano passado, que antecederam a eleição de Charumbira, em Junho passado.

A sessão que hoje inicia vai estar subordinada ao lema da União-africana para este ano: Construir resiliência na nutrição do continente africano: Acelerar o capital humano e o desenvolvimento socioeconómico.

Até ao próximo dia doze de Novembro, os deputados africanos vão, entre outros, debater sobre o estado da paz e segurança no continente; sobre o acordo da área de comércio Livre e sobre as recomendações e resoluções em torno da  migração laboral em África.

O grupo nacional junto ao Parlamento Pan-africano espera abordar diversos temas com destaque para a prioridade da segurança alimentar e nutricional e o compromisso internacional de reduzir, pela metade, os índices de desnutrição crónica e fome.

Vai também abordar os impactos negativos da pandemia da covid-19, das mudanças climáticas e do terrorismo como ameaças significativas para a segurança alimentar em África.

A sessão de hoje vai contar com mensagens de solidariedade, apresentadas pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e pelo antigo presidente norte-Americano, Bill Clinton ( RM Pretória).    

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram