Moçambique participa, este sábado no Malawi, no Festival Internacional do povo Ngoni, a ser dirigido pelo presidente da república, Lazarus Chakwera.
O nosso país, far-se-á representar pela província de Tete, através dos distritos de Angónia, Tsangano, parte de Moatize e Macanga, liderados pelo Rei do Povo Ngoni, Zintambira Gomani V.
O evento, a ter lugar em Nkolimbo, aldeia tradicional da Rainha Inkosi Kwataine, no distrito de Ntcheu, celebra a unidade nacional e a herança do povo ngoni, servindo para homenagear as suas tradições, com música, dança e rituais que culminam com uma cerimónia no monumento do Rei Maseko Ngoni.
É uma oportunidade para esta tribo, se reunir e conectar as novas gerações com a rica herança e tradições do povo Ngoni, mantendo a sua cultura viva.
O Festival será marcado por danças, adoração a Inkosi Nkulu que é Deus, bem como sacrifício de uma vaca, em homenagem aos seus antepassados falecidos.
A honra aos mortos inclui intercessões pela paz e bênçãos, onde de pé, junto dos túmulos dos antepassados, os anciãos realizam orações denominadas localmente por Mkhissulos em homenagem aos espíritos.
Durante este encontro supostamente dos vivos e mortos, são libertadas duas pombas brancas que simbolizam a paz.
Além de Moçambique e Malawi, participam igualmente neste festival internacional do povo ngoni, a Swazilândia, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.