Moçambique partilha experiências sobre gestão de desastres naturais, no Conselho de Ministros da União Africana, encontro que precede a Cimeira dos Chefes de Estado e de governo.
A partilha foi feita durante a apresentação do tema Mudanças Climáticas, cujos efeitos traduzem-se na ocorrência cíclica de eventos extremos no país.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse ter alertado sobre a necessidade de acções coordenadas e disponibilidade de recursos para fazer face às mudanças climáticas.
No capítulo da paz e segurança em África, Verónica Macamo partilhou os avanços que o país tem registado no combate ao terrorismo,
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação reiterou que a luta contra o terrorismo não poderá lograr sucessos se ela for feita de forma isolada.
Na harmonização de matérias a serem apreciadas e aprovadas pelos Chefes de Estado e de governo, o conselho de ministros da União Africana não exclui a covid-19, o problema do momento, que exige também esforços conjugados.
A cimeira dos Chefes de Estado e de governo, a ter lugar a partir deste sábado, vai debater dezoito pontos, com destaque para paz e segurança, soberania alimentar, mudanças climáticas, integração regional e a rotatividade da presidência do órgão. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.