Moçambique perde anualmente mais de USD 100 milhões devido a destruição de infra-estruturas pelas calamidades naturais

Publicado: 06/04/2021, 20:22
Categoria:

Moçambique perde anualmente mais de cem milhões de dólares devido a destruição de infra-estruturas pelas calamidades naturais.

A informação foi partilhada hoje pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no Diálogo Virtual de líderes africanos sobre as Emergências da covid-19 e do Clima em África.
Segundo o Estadista moçambicano só no ano passado, os ciclones tropicais causaram danos avaliados em mais de três biliões de dólares.
“ Os dois ciclones só em Moçambique causaram 689 mortes e impactos negativos equivalentes em mais de 3 biliões de dólares. Na época corrente fomos novamente atingidos por 3 ciclones tropicais, Chalane, Eloise e Guambe. A covid-19 veio agravar ainda mais o impacto negativo no desempenho da nossa economia. A título de exemplo, o Turismo que já era vulnerável aos desastres naturais destrói estâncias, diminui as entradas de turistas; é o sector mais atingido, concorrendo para a redução do Produto Interno Bruto e atrasos no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”- disse.
Filipe Nyusi sublinhou entretanto que o governo não ficou de braços cruzados.
O Diálogo Virtual dos Líderes sobre as Emergências da Covid-19 e do Clima em África debruçou-se sobre as melhores formas de conjugar a resposta à emergência da Covid-19, a resiliência e a adaptação às mudanças climáticas.

O evento contou com a participação do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres; antigo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon; presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina e do presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, na qualidade de Presidente da Iniciativa da União Africana para Adaptação.(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram