O país poderá arrecadar cerca 23 mil milhões de dólares, com a implementação do projecto coral norte, de exploração de Gás Natural na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.
Trata-se de um projecto liderado pela empresa petrolífera italiana, ENI, que inclui a construção de uma plataforma flutuante para a extracção e liquefacção de gás, cuja Decisão Final do Investimento (DFI) foi assinada, esta quinta-feira em Maputo, testemunhada pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que as receitas do projecto irão reforçar o financiamento a sectores chaves do desenvolvimento do país.
“ O Coral Norte espelha o compromisso assumido deste governo de melhorar os termos de contratos de concessão. Neste termos, conseguimos assegurar até 25% do gás para o mercado doméstico, de forma faseada. Conseguimos que 100% do condensado seja alocado à nossa Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a EMODRAGA, na prestação de serviços marítimos e CC LOGÍSTICA, no que toca à logística naval “, disse.
Segundo o Presidente da República, o projecto coral norte deverá criar mais de 1.400 empregos directos e indirectos para cidadãos moçambicanos.
O Projecto Coral Norte (FLNG) representa um investimento superior a 7.2 mil milhões de dólares, com início de produção comercial prevista para 2028.
Assinaram os termos da Decisão Final do Investimento (DFI), a directora-geral da Eni Rovuma Basin, Marica Calabrese; o presidente e director-geral da Companhia Nacional de Exploração e Desenvolvimento de Petróleo e Gás da China (CNODC) He Wenyuan; o director sénior da Korea Gas Corporation (KOGAS) Mozambique, Ju Moon Sung; e o director de Gestão de Activos Internacionais da XRG, Bassem Tadros; e a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa moçambicana de Hidrocarbonetos, Ludovina Bernardo.
Todas as empresas estrangeiras que assinaram a DFI formam um consórcio liderado pela petrolífera italiana Eni.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.