Moçambique poderá contar com mais um radar meteorológico de longo alcance

Publicado: 08/11/2022, 20:23
Categoria:

Moçambique poderá contar, ainda este ano, com mais um novo radar meteorológico de longo alcance para processar informação sobre a evolução dos fenómenos climáticos com antecipação de 24 horas.

O radar, com capacidade de alcance de 400 quilómetros, para além de Moçambique vai beneficiar, igualmente os países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A instalação do radar faz parte da resposta ao apelo do Secretário-geral das nações unidas, lançado em Março deste ano, dando conta que todos os cidadão do mundo devem, nos próximos cinco anos, ter uma informação prévia sobre os fenómenos e eventos climáticos de forma a prevenir a perda de vidas humanas e bens.

Esta informação foi tornada pública, esta terça-feira, em Sharm el-Sheikyh, Egipto, pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, momentos antes de partir para as negociações com uma agência francesa especializada no fornecimento de equipamento de aviso prévio sobre questões meteorológicas.

Mateus Magala que também participou ontem à margem da Cimeira sobre mudanças climáticas, no evento de alto nível sobre o lançamento do Plano de acção executivo de avisos prévios para todos, frisou que em resposta ao desafio do Secretário-geral da ONU, Moçambique está a implementar a iniciativa presidencial Um Distrito Uma Estação Meteorológica. (RM /Sharm el-Sheikh)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram