
O Festival ACCES 2025, promovido pela Music In África Foundation inicia hoje, 30 de Outubro e encerra a 1 de Novembro na cidade de Pretória, da República da África do Sul.
Moçambique é representado por artistas de diferentes regiões do país, com destaque para a participação de Augusto Muetahane, da banda Kassimbos, da Província de Niassa; a cantora Xixel Langa, o músico Horácio Bande, da banda Timbila Groove, da Província de Inhambane; e a Banda Marrove da Província de Nampula.
Momentos antes da partida para África do Sul, a Rádio Moçambique ouviu Elcidio Oliveira, da Banda Marrove, proveniente da Província de Nampula. O músico considera a participação no ACCES 2025 é uma oportunidade de internacionalização da banda, assim como uma “janela” para colocar Moçambique na rota do turismo através da arte.
A participação de Moçambique no Festival ACCES 2025 surge no âmbito do Programa de Incubação Artística, uma iniciativa da Khuzula, financiada pelo Fundo Création Africa – Moçambique, da Embaixada de França em Moçambique, em parceria com o Centro Cultural Franco -Moçambicano (CCFM) e implementada pela XHUB.
Gil Gune, oficial de comunicação da Khuzula explica o processo e os objetivos da integração dos artistas moçambicanos no Festival ACCES 2025.
O Festival ACCES 2025 contará com showcases, conferências, workshops e networking, oferecendo aos artistas moçambicanos a oportunidade de apresentar a sua música, aprender com especialistas e conectar -se a redes profissionais da indústria musical africana e global.

O evento é considerado um dos maiores encontros do sector musical africano, reunindo artistas, produtores, gestores culturais e profissionais da indústria criativa de todo o continente.
A participação de Moçambique representa um marco significativo para a nova geração de artistas moçambicanos e uma vitrine do talento produzido no país, abrindo portas para colaborações regionais e oportunidades de exportação cultural.



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.